terça-feira, março 06, 2007

Razão Fora de Tempo

Razão antes de tempo. Pressentimentos. Ou a fácil previsibilidade dos acontecimentos...

Sem presunção:

Post Comment – no Timor-Online.Blog: “Avisava” o Malai Azul de que a operação Reinado era tardia. E que daí resultaria um mártir ou herói (Ele achava/acha que não).
Alguns cartazes nas barricadas deste fim de semana em Díli (3/4 Mar.) vieram confirmar a fama do renegado.
Embora esteja de acordo, em parte, com o Malai A., considero que este é apenas um pretexto, para múltiplas razões que levam os desordeiros à rua.

Post: Poema – Metralhadoras cantam… (9.2.2007)
Pressentimos de que se cumpriria. Que não haveria alternativa.
(SAME, #.#.# ataque australiano às tropas do Major Reinado)

Post: A Queda dos Graves (21.2.2007)
Referi a urgência de uma mão (militar) de ferro. O que veio agora a acontecer (27.Fev.) na caça declarada ao Major Reinado e autorizada pelo Presidente Xanana. Operação tardia, a (3.3.2007, 2H a.m.) dá-se o assalto, que classificam um “sucesso”. Aspas: porque o actor principal, o Major, não foi capturado; porque mataram 4 pessoas.

Post: Foto - Campo R Aeroporto (11.2.2007)
Percebemos, pela dimensão do Campo de Refugiados do Aeroporto em Comoro, que aí estava um caldeirão para futuros incidentes, traduzido na frase do jovem com quem conversei: “… Australian fuck off”.
A 23.Fev. (sexta-feira), tropas australianas disparam sobre o campo, matando 1 refugiado e ferindo gravemente outro, que posteriormente viria a morrer.

Post: A Coluna de Liquiçá ( 9. 2. 2007)
Na manifestação não havia apenas causas políticas. Escondiam-se outros descontentamentos. Referimos a fome. Que se confirmou em #.#.# com o assalto ao armazém de reserva de arroz do governo.

Post: Causas Perdidas (15.2.2007)
(Foto – Milis Aussie bunkerizados na Procuradoria)
O Procurador Longuinhos Monteiro reuniu-se com o Major, foragido à justiça, quando o lugar dele, se sabia e o podia alcançar, era na prisão e ante um tribunal.

Post: Bécora (10.2.2007)
Aí fica o presídio donde se evadiu Reinado. Talvez por isso a destruição vista.

Post: O Boato é uma Arma (3.3.2007)
Os autores do boato parecem conseguir o seu intento, a contento dos visados?