quarta-feira, fevereiro 21, 2007

A Queda dos Graves

O esforço da normalidade.
As Leis de Galileu, numa aula de Física na UNTL.



As leis de Galileu, em terra de “stone-snipers”!

O que não é o caso dos alunos da UNTL, que pela manhã espreitam não o estado do tempo, mas o estado da rua, para saber se podem vir ou não, acreditar num Timor melhor.

Alguns vêm directamente da tenda no Campo de Refugiados, para onde voltam ao final do dia. Outros são filhos das elites locais, que acreditam no ensino de qualidade ministrado na Universidade Nacional (e também na Escola Portuguesa, onde muitos filhos de ministro são alunos).

Os atiradores de pedras estão para Timor como os “Snipers” estavam para a guerra de Sarajevo (ex-Jugoslávia). Aqui “atiram” sobretudo ao pôr do sol e pela noite. A quem circule a pé, de bicicleta, de jipe, …
Comoro, Fatuhada, Pité, Becóra, Campo Alor, Motael, são alguns dos bairros “mais quentes”.
E também nos ou nas proximidades de todos os campos de refugiados. Que são vários, espalhados por toda a cidade. Locais a evitar ao fugir do dia.

Estes “stone-snipers” conseguem impor um recolher obrigatório, um estado de excepção ou estado de sítio, que os políticos locais não ousam declarar. Na verdade melhor seria que tivessem a coragem de impor o estado de excepção, com medidas de segurança e de força adequadas, durante o tempo que se justificasse.

Jipe do Governo

O muro veio para ficar...